Não tendo outro assunto nas redes sociais, nos jornais nacionais e até mesmo nos internacionais, o incidente envolvendo o Clube de Futebol Gaúcho, o Grêmio, que particularmente sou torcedora, o qual foi excluído da Copa do Brasil por atos de racismo praticados por sua torcida, no último jogo em que ocorreu na Arena (Estádio) contra o Clube de Futebol Santos.
O incidente envolveu um grupo de torcedores e a vítima do ato criminoso foi o goleiro do clube rival. Mas, o que mais chamou a atenção foi os gritos de uma das torcedoras que foram flagradas pelas câmeras de uma rede de TV. As imagens foram tão impactantes, que minutos depois do incidente, as redes sociais foram tomadas por declarações, aliás, condenações, por parte de milhares de pessoas.
A repercussão foi tão gigantesca que a torcedora, até então invisível, passou a ser a maior celebridade da semana no País, senão no Mundo. Isso mesmo, a vida da moça em um piscar de olhos tomou um rumo não muito agradável e sem dúvidas, surpreendente.
Com tudo isso, o que trago a reflexão, sem entrar no mérito, da questão se foi racismo ou não, porque isso quem tem competência e conhecimento técnico é o poder judiciário, que após a conclusão do Inquérito Policial, terá todas as provas e, portanto, poderá proferir uma decisão final.
Enfim, o que quero trazer a reflexão é o fato de como nossas atitudes e palavras lançadas em qualquer momento do nosso dia-a-dia podem trazer consequências irreparáveis e desastrosas. Tão certo, que se a moça tivesse cuidado seu palavreado, no seu momento de empolgação na torcida por seu time preferido, não teria trazido para sua vida um fato tão negativo e de tantos transtornos e consequências, que certamente, ninguém desejaria para si.
Mas, podemos pensar que, como somos vulneráveis aos nossos pensamentos e palavras explanadas, tanto que podem nos absolver ou nos condenar para sempre!!! Realmente, somos vulneráveis e somos responsáveis por todas as atitudes e palavras lançadas, inclusive, respondendo por cada uma.
No entanto, o que também trago a reflexão é o fato de como o ser humano está pronto para julgar e condenar. Nesse caso, em questões de minutos, as redes sociais estavam cheias de palavras condenatórias, de ameaças, de repúdio e até mesmo de falta de respeito à moça, que apesar do incidente em que se envolveu, é um ser humano.
Parece-me tão fácil e mais simples atirar a primeira pedra, afinal, proferiu palavras injuriosas para alguém. Mas, e cada um dos internautas que a condenaram, sem antes conhecer os dois lados da situação, com palavras ameaçadoras e injuriosas, também não cometeram o mesmo ato que ela??? E, os que foram até a residência da moça e apedrejaram, passando terror para toda a família. Que conduta é essa??? Do que o ser humano tem se alimentado?? De ódio?? Ou, ganhamos um poder que ainda não tínhamos, o de Condenar e Julgar??
Enfim, muitas perguntas que podemos fazer nesse caso, mas apenas uma resposta para todas. Estamos em um momento da sociedade, onde não há tolerâncias, onde não há amor e onde aquele que cometer qualquer "erro" aos olhos da sociedade, merece ser atirado na fogueira e ser apedrejado, afinal de contas, só os que fazem o que achamos certo é que merecem nosso respeito e consideração!!! Que hipocrisia!!!!
Parabéns pelo texto
ResponderExcluir