segunda-feira, 8 de setembro de 2014

O Grito do Ipiranga atual e a Independência do Brasil

O feriado de sete de setembro, ocorrido nesse final de semana, traz as nossas lembranças o "Grito do Ipiranga"- "Independência ou Morte", ou seja, comemoramos oficialmente o processo que culminou com a Independência Política da então terra descoberta por Portugueses, constituindo um NOVO IMPÉRIO. Esse grito de Liberdade, ocorreu em 07 de setembro de 1822, pelo então Príncipe Regente do Brasil, D. Pedro Alcântara de Bragança (futuro D. Pedro I do Brasil).

Essa data, passou a ser um marco para a história do povo brasileiro, por ser considerada a data em que os brasileiros se tornaram livres dos comandos dos Portugueses, portanto, uma Nação Independente, pelo menos é o que acreditou-se.

Após o "Grito do Ipiranga", a história do Brasil até os dias de hoje foram significativas, passamos por Governo Imperial, depois Governo Militar, Governo Ditatorial até que conquistamos um Governo Democrático e uma República Federativa. Para esse processo, muitos cidadãos tiveram suas vidas ceifadas e muitos períodos de turbulências nas terras brasileiras.

Como relatado, há muitos momentos marcantes, mas trago aqui o que entendo mais propício para o objetivo do post. Outro momento histórico marcante foi a promulgação da Nossa Constituição em 1988, Este documento trouxe uma limitação ao Governo, bem como garantias de direitos individuais e coletivos aos cidadãos, entre outras regras que norteiam  as demais legislações hierarquicamente inferiores a Carta Magna.

Dentre os diversos direitos previstos na nossa Constituição, há o que acredito ser mais importante para qualquer povo. O Direito ao VOTO!!!

Assim, quando comemoramos a Independência do Pais, com desfiles e atos cívicos realizados em todas as cidades do Pais, mostrando que somos patriotas e brasileiros apaixonados pelo País, não podemos esquecer que temos além essas comemorações um poder que pode mudar aquilo que envergonha nosso País, através do VOTO.

Esse assunto, é pertinente, uma vez que estamos no ano de eleições presidenciais, e a menos de trinta dias estaremos frente à frente as urnas, onde teremos a oportunidade de usarmos nosso poder. Portanto, leitores, acredito que precisamos nos posicionarmos de forma firme e sem temer. O País chegou num momento de sua história que precisa ser tomado um novo rumo, mudança de Governo deve ser o nosso grito, o "Grito do Ipiranga" atual. 

Como cidadãos brasileiros, cheios de paixão pela Nação, com sentimento patriota correndo em nossos corações não podemos permanecer inertes com os acontecimentos atuais e achando que não é problema nosso e que não temos condições de mudar esse cenário. 

No entanto, podemos sim MUDAR, podemos sim, DAR UM NOVO RUMO, podemos através do nosso VOTO, mostrar ao País e ao Mundo o NOSSO GRITO DE INDEPENDÊNCIA. 

Somos um povo conhecido por ser unido, vamos juntos em um único grito, bradar por mudança, por transformação, por liberdade. Vamos fazer do nosso direito a nossa arma para limpar o Congresso Nacional e a Política do País, elegendo pessoas com princípios morais e éticos. 

Um País onde há um Governo que Governa para todos é possível. Basta, apenas, que o povo grite por sua liberdade, por sua independência. Esse grito está no VOTO que será depositado nas URNAS em 05 de outubro. 

E, por fim, viva a Independência do Brasil!!!!! Mais do que isso, viva a Independência e liberdade do Povo Brasileiro!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário