terça-feira, 25 de novembro de 2014

O caso da PETROBRAS: a luz no fim do túnel

Depois que algum tempo sem escrever no blog, e desafiada com uma pergunta sobre o Caso da Petrobras, o assunto do momento, não tenho como não me manifestar.
Pois bem, antes de abordarmos o assunto com algumas pontuações, vale trazer a baila que tudo iniciou em um posto de gasolina, por isso, o nome da operação Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal em março deste ano e que já conta com várias fases de investigação. O objetivo da referida operação é a investigação de um grande esquema de lavagem, senão o maior na história do Brasil, e desvio de dinheiro envolvendo a Petrobras, grandes empreiteiras do País e os políticos (figurinha carimbada).

Atualmente, as investigações se tornaram denúncia a qual foi recebida pela Justiça Federal do Estado do Paraná (Tribunal Federal da 4ª Região), tendo como juiz responsável o Dr. Sérgio Fernando Moro. Como toda investigação onde os "personagens" são políticos há grande envolvimento da mídia, turbulências e polêmicas para que o prosseguimento do processo criminal seja eivado de falhas para então, ser decretado nulo seus atos, senão, um julgamento de absolvição dos envolvidos.

Mas, muitos podem estar se perguntando, outro escândalo envolvendo a cúpula do Governo Federal, já não bastava o Mensalão? Agora a Petrobras?? Que vergonha para os brasileiros que lutam todos os dias em suas batalhas individuais para terem uma vida com mais dignidade e abundância.

Além de que, muitos perderam a expectativa de que o País tenha uma mudança para melhor, que nada do que foi "gritado" nas ruas em junho do ano passado tiveram resultados positivos. O cidadão sofre com a perda da esperança de um dia viver num país sem corrupção!!!

Mas, quero hoje incentivar com minhas reflexões que estamos andando, de forma lenta, sem dúvidas, mas estamos andando para uma mudança. Mudança??? Sim. Isso mesmo!!! Mudança. Que por mais que seja escandalosa e que traga insegurança, existe positividade nessa situação.

Vejamos. Depois do "grito" do Gigante nas ruas em junho do ano passado, foram criadas, promulgadas duas Leis que até então não existiam e que tem sido grande aliada na luta contra a corrupção. Trata-se da Lei nº 12.850, de 02 de agosto de 2013 (Lei do Crime Organizado), a qual trouxe a delação premiada (benefícios para os investigados ajudarem nas investigações e terem direito a uma redução na pena, caso sejam condenados) e a Lei nº 12.846, de 01 de agosto de 2013 (Lei Anticorrupção), ainda não entrou em vigor, que dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública. Assim, há uma grande tendência e vulnerabilidade para os suspeitos de corrupção, uma vez que, aquela segurança de que não haveriam punições para políticos e demais envolvidos nesse tipo de situação, passou agora dar credibilidade e aumentar o poder de vigiar e investigar, bem como de condenação.

Sem contar com a autonomia da Polícia Federal, bem como na esfera política, juntou-se a Lei da Ficha Limpa (2010) o fim do voto secreto em processo de cassação parlamentar, aprovado em 2013, após o clamor das manifestações ocorridas nas ruas de todo o País. Sem dúvidas, grandes mudanças, mas como nada ocorre da noite para o dia, o País começa a andar a passos lentos, mas está andando, para um novo tempo, onde a corrupção envolvendo políticos e empresas na Administração Pública já não passam sem punições. Certamente, muitas questões precisam serem mudadas, inclusive, leis que "ajudam" na impunidade, a passividade da população que não busca garantir seus direitos civis e constitucionais.

Mas sem dúvidas, estamos em um tempo novo, e vimos isso nas eleições ao cargo de Presidente da República ocorridas no último mês. O País literalmente dividido e com a clara insatisfação da administração pública. Isso é democracia e manifestação do cidadão!!! 

Portanto, a Operação Lava Jato, ocorrida na Petrobrás nada mais é do que o resultado da mudança que o País está vivendo. A corrupção saiu da clandestinidade, do ocultismo e passou a ser de conhecimento da sociedade brasileira. Seríamos ingênios em acreditar que nunca houve corrupção na história do País. O fato é que sempre houve. O que não havia era a presença dos cidadãos no processo político, uma verdadeira vigilância e cobrança por parte de cada cidadão. 

O verdadeiro fator da mudança que está ocorrendo certamente é o fato de que a sociedade não aguenta mais a passividade e que está entendendo que possui poder de influenciar e modificar qualquer situação. Tanto poder que inclusive é cláusula pétrea garantida na Constituição Federal. Não basta ser brasileiro e não desistir nunca. É preciso estar atendo e exigir dos políticos o que se tem por direito!!!

Por fim, ficamos decepcionados com todos os escândalos ocorridos, mas precisamos ver além do que está na nossa visão, precisamos enxergar a luz no fim do túnel que tem trazido perspectiva de um novo rumo para a sociedade brasileira.

Diante de tudo, não podemos nos acomodar e achar que não tem solução ou que não há nada a se fazer, ou que o papel são dos outros, ou até mesmo do Juiz que cuida desse caso. Não. Temos que continuar mostrando que estamos atentos e cobrando condutas éticas e morais dos representantes eleitos pelo cidadão para representá-los.

O País chegou no momento de crescer, momento em que viver acreditando que apenas uma pessoa pode mudar uma situação, como um verdadeiro herói deve acabar. A mudança está nas atitudes de cada um de nós que levanta todos os dias para cumprir sua obrigação na sociedade, tornando-a cada dia melhor de se viver. A vigilância deve ser realizada por cada um de nós, todos os dias, para que as leis sejam cumpridas e que não fique apenas no papel e num horizonte distante. 


Um comentário:

  1. Devemos lutar com toda força contra o sistema de Corrupção que foi implantado no Brasil

    ResponderExcluir