sexta-feira, 28 de março de 2014

O confronto da Polícia Federal com estudantes da UFSC

Nessa última semana a mídia tem falado muito sobre os acontecimentos ocorridos na Universidade Federal de Santa Catarina. O confronto entre Policiais Federais e Universitários, gerou discussão sobre vários assuntos, uma a favor da conduta dos Policiais outros repudiando. Mas uma coisa é fato, o pivô de todos os acontecimentos foi as DROGAS!!!
Isso mesmo, o que levou os Policiais Federais a adentrarem os muros da Universidade Federal de Santa Catarina foram as DROGAS. Esse problema social que assola a sociedade em todas as classes sociais.
Esse acontecimento, ainda não há explicações definidas acerca do que realmente aconteceu, uma vez que há versões distintas entre Policiais, Reitoria e Estudantes da Instituição. Mas deixando de lado tais versões e refletindo sobre o pivô de tudo isso, não há como não lamentar tal incidente.
Numa Instituição de Ensino, independente dela ser Pública ou Privada, tem a missão de formar profissionais qualificados para a sociedade. Essa qualificação vai além de um "canudo", de um status ou de um título a frente do nome, é o desenvolvimento do caráter de tais profissionais que serão lançados na sociedade no futuro. Tais profissionais que serão responsáveis pela continuação da construção da sociedade, em todos os âmbitos.
E ai, o que acontece, alguns desses aspirantes, porque não podemos generalizar, são usuários e comercializam entorpecentes dentro dessas Instituições. Esse caso, não é "privilégio" da UFSC, pelo contrário, as drogas estão infiltradas em todas instituições brasileiras, sejam educacionais, sejam familiares. Não há barreiras, estão por toda a parte, infelizmente!!!
Esse acontecimento trouxe uma reflexão interessante. Enquanto, uma parcela da sociedade, principalmente famílias estão clamando por uma solução para o problema dos dependentes químicos, porque o Brasil convive hoje com uma rede de tratamento para dependentes químicos pequena e precária e com profissionais pouco qualificados. Outra parcela, age da forma como aconteceu nessa última semana na UFSC.
Então, o que esta acontecendo??? Ninguém quer um ente na família dependente químico, ninguém quer passar pelos problemas relacionados as drogas, a maioria dos crimes acontecidos atualmente, são consequências das drogas.... os assaltos, as mortes, os furtos, os roubos, e todos querem que o Poder Público, seja a Polícia, seja o Governo, deem uma solução para o caso que está descontrolado... Mas, poucos querem contribuir com suas condutas, só querem exigir e apontar um culpado para tantas mazelas humanas existentes, entre elas as drogas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário