quinta-feira, 3 de abril de 2014

PM divulga ranking da criminalidade em Balneário Camboriú e Camboriú

O Diário Catarinense um dos principais jornais de circulação do Estado de Santa Catarina trouxe uma matéria no mínimo polêmica e que certamente trará grandes repercussões.

Como é de conhecimento da Sociedade que vivemos um caos em relação a segurança nos dias atuais. Muita violência e parece-nos que não há repressão ou até mesmo uma impunidade para os que "vivem" no mundo do crime.

A reportagem trazida foi uma nota da Polícia Militar de Balneário Camboriú e Camboriú que acredito ser com o intuito de dar uma "resposta" a sociedade de que o "problema" da Violência não é a falta de comprometimento da Polícia Militar, mas sim, pela falta de aplicação das leis pelo Poder Judiciário. 

Eis que, vivendo no meio jurídico, entendo que esse tipo de "desabafo" repercute de forma negativa à Sociedade, uma vez que torna mais vulnerável ainda a questão social e além de tirar a credibilidade da Justiça no Pais. Não acredito que o "problema" da violência esteja na forma da aplicação das leis pelo Poder Judiciário, pelo contrário, da mesma forma que a Polícia Militar está "amarrada" em executar sua função, que é  a prevenção, o Judiciário também precisa executar sua função nos limites legais impostos, que diga-se de passagem, criados por representantes da Sociedade no Congresso Nacional.

Essa "crise" entre os órgãos públicos não traz benefícios e muito menos solução para os problemas sociais, inclusive a insegurança que vivemos atualmente. A Sociedade está cansada de receber esse tipo de "resposta", onde se "atira" a "bomba" para a próxima "mão da roda". É preciso união de todos os Poderes para encontrar uma solução que trará para a Sociedade uma mudança de fato e não ficar encontrando possíveis responsáveis pela falta de insegurança que vivemos.

Diante disso, segue na integra a reportagem divulgada nesta data no site do Diário Catarinense, eis o teor:

A Polícia Militar de Camboriú e Balneário Camboriú divulgou aos órgãos de imprensa durante a noite desta quarta-feira um desabafo chamado de Top Ten da Criminalidade. No e-mail, o major que responde pelo 12° Batalhão de Polícia Militar (BPM), Ronaldo de Oliveira, faz um desabafo sobre a maneira com que os criminosos são tratados pela Justiça brasileira. O comunicado demonstra a insatisfação da Polícia Militar com o andamento do processo, já que a instituição ocuparia-se com a prisão de criminosos, que geralmente são soltos pela Justiça Estadual. O policial chama a lista de "Top Ten da Criminalidade". Dos dez campeões de reincidência, seis estão nas ruas, de acordo com o levantamento feito pela PM. 
Os nomes dos citados foram suprimidos abaixo porque não foi possível confirmar a situação jurídica de todos e ouvir seus defensores. O Grupo RBS também entende que a divulgação da lista poderia servir de troféu para os criminosos considerados mais perigosos.Confira abaixo a nota encaminhada pela Polícia Militar:
Top Ten da Criminalidade Um desabafo da Polícia Militar de Balneário CamboriúCasos de autores de crimes com uma extensa ficha criminal são mais comuns do que deveriam. A reincidência é um assunto complicado: as ações são feitas, porém a Justiça não completa o processo. O intuito desse desabafo é também a divulgação de dez casos de pessoas com longa ficha criminal, que ilustram esse cenário problemático.Seis desses dez agentes estão soltos. É compreensível a indignação da comunidade diante dos fatos e a Policia Militar é solidária em relação a isso. Afinal, prender o autor do crime e, logo em seguida, vê-lo novamente nas ruas causando problemas é frustrante.O quadro apresentado reflete diretamente na insegurança das pessoas, as quais enxergam que a luz no fim do túnel está cada vez mais distante, por conta da impunidade decorrente do tratamento benéfico que criminosos têm recebido em nosso sistema de justiça criminal.Fica, então, o desabafo da Polícia Militar no sentido de que os responsáveis pela aplicação da lei o façam com maior rigor, esmerando-se para garantir que criminosos permaneçam segregados do convívio com a sociedade, posto que as notícias mostram frequentemente o descaso em relação ao aumento da criminalidade. [...] 

Atenciosamente,
Ronaldo de Oliveira
Major PM respondendo pelo comando do 12º BPM

A Sociedade clama por soluções práticas, isto é, resultados efetivos de quem detém o Poder de prevenção, de Polícia ou de decisão. Não quer ficar esperando que se encontre os responsáveis por tanta insegurança, quer uma SOLUÇÃO PARA ESSA INSEGURANÇA!!!
Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br - Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário