quinta-feira, 10 de abril de 2014

Silvio Santos não aceitou pressão do Governo e jornalista Rachel Sheherazade permanece na emissora - Liberdade de Imprensa

Nessa semana foi divulgado por alguns meios de comunicação e me chamou atenção porque os grandes meios de comunicação não falaram sobre o caso, parece-me que houve filtragem do que é de interesse ou não que a população saiba, ou estou errada???

Acontece que o caso tem como pivô a jornalista do SBT Rachel Sheherazade uma notícia muito interessante e de certa forma ousada pela conduta adotada por Silvio Santos.

Para quem não conhece a jornalista, em síntese apertada, relato que a mesma tem se destacado no jornalismo brasileiro por fazer comentários sobre questões políticas, sociais, culturais que causam polêmicas, uma vez que a mesma não tem papas na língua e deixa claro seu posicionamento. Que a meu ver está CORRETÍSSIMA!!!Afinal de contas, vivemos num País livre de qualquer tipo de censura, ou não????

Bem, isso era o que, ingenuamente, pensava até vir a público o caso da jornalista e a decisão que a emissora brasileira, SBT, teve que decidir nessa última semana.

A jornalista desde quando começou sua atuação jornalística na emissora tem se posicionado com comentários sobre diversas questões ocorridas no dia-a-dia da sociedade. Acontece que um comentário realizado pela mesma no início do ano, fevereiro de 2014, após a exibição de uma reportagem policial onde mostrava que a população, descrente com o poder judiciário e as autoridades policiais, resolveram fazer "justiça com as próprias" mãos ao amarrar um agente que havia cometido reincidentes delitos na comunidade num poste de energia elétrica e o agredido. Os comentários tiveram repercussão nacional, gerando grande polêmica, de um lado, sendo maioria, que concordava com o comentário realizado pela jornalista, e do outro lado, os que entendem que a mesma estava fazendo apologia ao crime, bem como ferindo os direitos humanos.

Enfim, como a jornalista tem batido de frente com muita gente, uma comissão de parlamentares (liderados pela Deputada Jandira Fehgali - Líder do PC do B) indignados com a conduta da mesma começaram a pressionar e AMEAÇAR a emissora do Silvio Santos para que a jornalista fosse retirada do ar, sob pena de retirar mais de R$150.000,00 (cento e cinquenta milhões de reais) em verbas publicitárias governamentais da emissora. Pasmem!!!! É isso mesmo, em pleno ano de 2014 representantes do povo brasileiro, num país cuja forma de governo é DEMOCRÁTICO "obrigam" uma rede nacional a pensar da forma que é mais benéfica ao Governo, ou seja, o Governo quer ter o controle do que é levado a mídia e publicado na imprensa nacional. Mas essa atitude não seria CENSURA????

Exatamente!!!! a censura nada mais é do que a falta de LIBERDADE DE IMPRENSA que é a capacidade de um indivíduo de publicar e acessar informação através de meios de comunicação em massa, sem interferência do ESTADO. Então, a LIBERDADE DE IMPRENSA é a ausência de influência estatal. Assim, o processo de repressão da liberdade de imprensa e expressão podemos chamar de CENSURA. E censura é prática dos governos militares, ditadores e não dos governos democráticos. Mas então, como podemos explicar a pressão e ameaça do Governo a emissora de televisão brasileira SBT???

Será que estamos vivendo num país em que por trás de uma democracia existe uma conduta ditatorial???
Até que ponto nossa liberdade de expressão e imprensa é respeitada como direito fundamental??? O que há por debaixo do tapete no Congresso Nacional e no Poder Executivo Brasileiro???

Esse blog tem o objetivo de expressar a opinião da autora, bem como de trazer notícias que fazem a diferença na sociedade. E a conduta do Silvio Santos, realmente faz jus ao blog STATUS: FAZENDO A DIFERENÇA, uma vez que o mesmo não aceitou as ameaças recebidas e declarou que a Televisão Brasileira existe para o povo e não para o governo e, mais, que o Governo justifica o que faz para o povo através de suas publicidades e não pode usar isso como chantagem para forçar emissoras a moldarem nos seus ideais, ou seja, não vivemos num país onde não temos liberdade de imprensa ou expressão. Pelo contrário, vivemos num país onde esse tipo de liberdade é direito fundamental e deve ser respeitado pelo Governo, porque não estamos num governo ditatorial ou militar. 

E para deixar bem claro o seu posicionamento, Silvio Santos declarou que "A qualquer momento estou partindo, mas esse pecado de frouxidão não levarei comigo. Ela fica e vai continuar falando o que pensa." Dessa forma, a jornalista volta ao tele jornal dia 14/04/2014 e continuará realizando seus comentários com a liberdade de expressão a que tem direito.

Certamente, um acontecimento importante que traz a baila muitas questões ocultas que de certa forma traz questionamentos e reflexões importantes. Será que essa conduta de Silvio Santos é única nos meios de comunicação e imprensa brasileira??? Será isso um caso eventual ou tem sido a prática do Governo para assegurar e controlar a imprensa nacional??? Quantos mais representantes de grandes emissoras como o SBT também tiveram a ousadia de Silvio Santos, ou afrouxaram diante das ameaças do governo???

São tantas as perguntas e poucas as respostas. Mas uma coisa é certa, vivemos num pais livre e democrático, onde TODOS possuem o direito de liberdade, seja ela de locomoção ou expressão e antes de exigir respeito do governo e assegurar as garantias fundamentais é necessário lutar por esses direitos e provar que não estão a "venda". E qualquer exagero cometido pela liberdade de expressão ou imprensa existe o princípio do juiz natural e o Poder Judiciário que após o DEVIDO PROCESSO LEGAL,  decidirá imparcialmente se a conduta pratica pelo agente é infração e aplicará as sanções legais existentes na legislação brasileira. Portanto, é de competência do Judiciário de decidir e não do Governo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário